Dana Scully

      
            A agente especial Dana Scully não é somente uma médica legista, mas uma pessoa que acredita firmemente na razão, que pensa haver uma explicação científica por detrás de cada Arquivo-X. Contra a vontade dos pais, Scully foi da escola de medicina para Quantico, onde deu aulas por dois anos no centro de treinamentos do FBI. De lá foi designada para trabalhar com Fox Mulder e os Arquivos-X, com a forte implicação de ter que descreditá-los. Durante os anos que trabalharam juntos, sua confiança nos instintos de Mulder e seu respeito por sua

integridade erodiram seu ceticismo. Ela credita sua fé a um científico e ordenado universo, constantemente desafiado pelos casos que investiga com Mulder. Longe de ser uma espiã trabalhando para os burocratas, boicotando o trabalho, Scully é uma parceira integralmente dedicada e concentrada em reunir as duras evidências que provarão que a verdade está lá fora.

          Todavia, a medicina não explica como Scully engravidou após anos de infertilidade. Apesar dela e Mulder temerem o pior, William nasce humano e saudável. Assim que começam a aceitar a idéia que o bebê foi concebido de forma natural, misteriosos indícios apontam que talvez William seja mais milagroso do que possam imaginar. E isto coloca em risco suas vidas.

          Dana Scully teve sua graduação em física e medicina. Especialista em medicina legal, contra a vontade de seus pais foi para o FBI, onde lecionou por dois anos na Academia de Treinamento. Depois disso foi designada para ser parceira de Fox Mulder, um agente phd em psicologia que estava a frente dos Arquivos X, uma sessão do FBI que é responsável pela investigação de casos inexplicáveis e por vezes até bizarros. Para termos uma noção do reconhecimento e popularidade dos Arquivos X, ele é situado, literalmente, no porão do Bureau de investigação; Mulder era conhecido como "o estranho Mulder" e acreditava que sua irmã fora abduzida quando ela ainda era criança, nos Arquivos X, ele se dedicava a descobrir a verdade, o que inclui: alienígenas, experiências genéticas com humanos e aliens, conspirações governamentais e planos de colonização do planeta.

          Por ser uma cientista, Scully recebeu a tarefa de ser parceira de Mulder, fornecendo relatórios a fim de invalidar seu trabalho. Mas as coisas não aconteceram de acordo com o que os grandes chefões do governo que a designaram desejavam, o motivo ela mesmo descreve como "a verdade que não se pode negar". Por causa de seu trabalho e por ter se tornado o ponto que mais afeta Mulder, ela tem sofrido o que nenhum ser humano suportaria. Com o desenrolar da série, devido os enigmas e mistérios, alguns dos fâns chegaram a desconfiar que a Agente Especial Dana Scully seria a irmã desaparecida do Agente Mulder, isso pelo fato a agente ter sofrido uma suposta abdução. Só que com o desenrolar da série descobre-se que ela não era irmã do agente.